O "belhote" muito castiço

P i t o c o
Há mais de uma dezena de anos que é companhia regular da família em geral e da minha mãe em particular. O nome é estranho e o seu baptismo foi caricato. Lembro-me de estar presente na altura, e a minha ideia fixa de chamar os animais por nomes com duas sílabas ou dois ditongos não funcionou nem se opôs. E toda a rua e Colégio http://www.cicviseu.net/ o conhecem : PITOCO
É o tipo de cão que nos faz gostar da espécie : ocupa pouco espaço, é muito emotivo, esperto, e o seu ar de arraçado de chihuahua com olhos grandes e focinho de foca faz-nos ver que não é perigoso. No entanto... é um sistema de alarme infalível quando ligado ao interruptor BECAS...

Já não anda muito bem, cansa-se e arfa; atravessa fases boas e más, tal como a dona.
As "madrinhas" Ir.Teresa e Ir.São, parece terem-lhe transmitido um dom que nunca vi, (nem eu nem ninguém que eu conheça) pois este cãozito "reza" antes de cada refeição... É verdade ! Um show !